Projetos de Pesquisa
Confira os projetos de pesquisa dos integrantes do GRUPPCOM
- Comunicação Política em Perspectiva: mudanças climáticas e discursivas de um mundo em (des)globalização
Descrição: Esse projeto tem por objetivo principal investigar, a partir de amostragens representativas e censitárias, como problemas de interesse comum e que são alvos de consenso científico vem sendo processados discursivamente em diferentes momentos e arenas discursivas (plataformas de redes sociais, portais jornalísticos e arenas formais de deliberação). Com isso pretendemos responder à seguinte pergunta norteadora: como a plataformização da comunicação social (via Youtube, Instagram, Facebook, Twitter etc) têm impactado o debate público em torno de problemas de interesse comum alvos de consenso científico? A relevância dessa questão será esclarecida a partir de uma ampla e sistemática revisão de literatura que mostra como esses fenômenos oferecem riscos de desmonte de consensos até então tidos como sólidos, não apenas entre cientistas, mas entre a própria população.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Diógenes Lycarião – Coordenador / Marcelo Alves dos Santos – Integrante / Kaique Mancoso – Integrante / Wânia Caldas – Integrante / Cláudia Regina – Integrante / Levi Lima de Aguiar – Integrante.
Financiamento:
Direto: Funcap (Concessão PS1-00186-00177.01.00/21)
Mediante cooperação (indireto): DFG (Concessão 290045248)
- Entre o rádio e a urna: a radiodifusão do Cariri-CE como palanque para o coronelismo eletrônico
- O poder popular dispensa a mediação? Os impactos das estratégias de comunicação de Bolsonaro no fazer jornalístico na Folha de S. Paulo
- O vírus se multiplica por mensagens instantâneas? Estratégias de comunicação da família Bolsonaro sobre a covid-19 através do Telegram
Descrição: A política de deplataformização (ROGERS, 2020) empreendida pelos maiores sites de redes sociais desde, pelo menos, 2016 tem feito com que personalidades da internet com discursos radicais estejam migrando para plataformas virtuais alternativas (ROGERS, 2020). Essa migração vem se intensificando desde 2019 (URMAN & KATZ, 2020) e o Telegram, serviço híbrido de mensagens instantâneas mais permissivo a conteúdos extremistas (YAYLA & SPECKHARD, 2017), vem se consolidando como o “refúgio” para estes públicos na Internet. Seguindo esse movimento, a presente pesquisa se propõe a analisar as estratégias de comunicação empreendidas pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro e seus filhos Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro, no convencimento da opinião pública sobre seus posicionamentos diante da pandemia da covid-19 através de seus canais no Telegram. Para compreender o fenômeno, analisamos o fenômeno da plataformização da internet (BELL et al, 2017; VAN DIJCK; POELL & DE WAAL, 2018), a nova ecologia de mídia (STRATE, 2004; CANAVILHAS, 2010), o avanço das novas direitas ao poder e nas redes sociais digitais (CRUZ; KAISEL; CODAS, 2015) e abordamos os conceitos de populismo (LACLAU, 2006; PATIÑO, 2007; WAISBORD, 2018) e campanhas de desinformação (BENKLER, FARIS & ROBERTS, 2018). A priori, a metodologia a ser utilizada será a análise de conteúdo (BENOIT, 2011), que deverá vir conjugada com outro método de análise ainda a ser definido.
Situação: Em andamento;
Natureza: Tese de doutorado;
Integrante: Francisco Sérgio Lima de Sousa
- Consumo de conteúdo político no YouTube: um estudo de técnicas mistas sobre o cenário de consumo midiático-político online.
Descrição: Esse projeto tem por objetivo principal identificar o cenário de consumo de vídeos com temáticas políticas dentro do YouTube de acordo com as métricas da plataforma sobre o que é mais relevante, ou não. Dentro do cenário de polarização política, plataformização da comunicação, e consumo midiático profuso e dinâmico em redes sociais, essa temática vem sendo processada em diferentes arenas discursivas (plataformas de redes sociais, portais jornalísticos e arenas formais de deliberação política). Com isso pretendemos responder às seguintes perguntas norteadoras: como usuários do Youtube discutem, consomem e produzem conteúdo político nesta plataforma? Quais são os principais disseminadores de conteúdo e aglutinadores de seguidores? Quais temáticas e quais conteúdos são tidos como mais relevantes na/pela plataforma? A relevância e contexto dessa questão será esclarecida a partir de uma ampla revisão de literatura que mostra como esses fenômenos se combinam e se relacionam com o conteúdo encontrado durante a análise quantitativa e qualitativa dos vídeos.
Situação: Em andamento;
Natureza: Dissertação de Mestrado;
Integrante: Adannick Fontes Nascimento
- Cultura do cancelamento: os efeitos do tribunal virtual no Twitter à esfera pública
Descrição: Essa pesquisa propõe-se a compreender as configurações do fenômeno sociocultural da cultura do cancelamento, bem como elencar as consequências dessa prática no ambiente digital. Para isso, pretende-se responder (1) quais as principais características dessa prática, (2) quais são as semelhanças entre as pessoas que se envolvem nesses atos e (3) se é possível constatar índices de polarização entre diferentes públicos e, se sim, quais seus alinhamentos políticos/ideológicos. Para isso, será realizado um levantamento de “cancelamentos” dentro do Twitter, entre 2020 e 2021, e os dados extraídos de tais eventos serão analisados através de Análise de Conteúdo e Análise de Redes Digitais.
Situação: Em andamento;
Natureza: Dissertação de Mestrado;
Integrante: Kaique de Souza Mancoso
- Do Youtube à Assembleia Legislativa: Uma análise da campanha eleitoral do deputado estadual mais votado, em 2018, no Ceará
Descrição: Esta pesquisa busca analisar o uso dos sites de redes sociais (SRS), visibilidade, além da classificação de pautas e discursos abordados antes da vitória eleitoral do deputado estadual André Fernandes (AF). Natural de Iguatu, Fernandes foi eleito em 2018, aos 20 anos, sendo o candidato mais votado no Ceará. AF possui forte atuação em SRS. Com isso pretende-se contabilizar quais pautas foram mais trabalhadas nas redes do deputado em seu período de campanha; quais tiveram mais repercussão e, se possível, analisar a importância desses discursos para seu eleitorado.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa Pibic/TCC;
Integrante: Levi Lima de Aguiar
- A Rádio Universitária FM como um modelo possível de radiodifusão pública: um estudo de caso
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a Rádio Universitária FM 107,9, a partir do seu regimento e das legislações que a amparam, assim como pela sua programação, enquanto rádio educativa e pública, analisando em que medida ela se encaixa nos parâmetros da radiodifusão pública e promove os princípios da comunicação pública. Tem como base os conceitos de radiodifusão pública (UNESCO, 2001); de comunicação pública, construídos pelo pesquisador francês Pierre Zémor e pelos brasileiros Jorge Duarte, Elizabeth Brandão, Eugênio Bucci e Heloísa Matos; a Lei nº 11.652/2008, de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e o artigo 221 da Constituição Federal. Para a realização dos objetivos supracitados, a pesquisa tem como proposta de metodologia a revisão bibliográfica e o estudo de caso.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa PIBIC/TCC;
Integrante: Ana Vitória Marques
Uso de ferramentas de transparência pública na produção noticiosa e a relação com a qualidade da informação jornalística para a democracia
Em tempos de instabilidade política, como os vivenciados nos últimos anos no Brasil, de avanço do autoritarismo e a amplificação de ataques aos agentes mediadores, como o jornalismo, e, em paralelo, diante do permanente desafio de manutenção da democracia, a relevância da atividade jornalística ganha ênfase. Ainda que reconhecidos os déficits, o jornalismo nas democracias atua como mediador da informação pública e pode qualificar as experiências democráticas ao contribuir, dentre outros aspectos, na significação da transparência junto à sociedade. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa é investigar a qualidade da produção noticiosa – oriunda do uso de ferramentas de transparência pública – para a manutenção e o aprofundamento da democracia brasileira. A proposta inicial é analisar as produções jornalísticas de quatro jornais de referência/local no Nordeste brasileiro, a saber: a) Correio (Bahia); b) O Povo (Ceará); c) Tribuna do Norte (Rio Grande do Norte) e Jornal do Commercio (Pernambuco).
Situação: Em andamento
Natureza: Tese de Doutorado
Integrante: Thatiany do Nascimento Pereira
A construção do impeachment de Dilma Rousseff na imprensa cearense: Uma análise dos editoriais dos jornais O POVO e Diário do Nordeste
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar investigação analítica sobre a cobertura do impeachment da ex-Presidenta Dilma Rousseff (PT) pelos jornais O POVO e Diário do Nordeste, por meio de seus editoriais. Propõe-se estudar os enquadramentos dos dois periódicos na construção do discurso sobre a deposição a partir das manifestações de rua – os protestos de 15 de março e 12 de abril de 2015, além de 31 de julho de 2016, que levaram às ruas milhões de brasileiros em pelo menos 150 cidades – até a votação final no Senado Federal, em 31 de agosto de 2016, afastando-a definitivamente do cargo de Chefe de Estado. Para obtermos o resultado, realizaremos análise de conteúdo, exame cuidadoso dos textos, por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica.
Situação: Em andamento;
Natureza: Dissertação de Mestrado;
Integrante: Suzete dos Santos Nocrato
Linguagem simples na comunicação pública: experiências do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (IRIS)
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar a maneira como a comunicação pública cearense oferta as informações aos cidadãos, analisando a linguagem usada pelos órgãos públicos e a eficiência na entrega das informações. Historicamente, a comunicação pública possui traços herdados da linguagem jurídica, técnica e com altos índices de complexidade, no entanto, observa-se a necessidade de modificar a forma de entregar as informações, tornando-as mais inteligíveis e acessíveis ao cidadão. Com essa ação, a comunicação pública passa a desempenhar a real função: cumprir com o direito de acesso à informação, protegido pela Constituição Federal de 1988, sendo considerado um direito civil, uma vez que interfere nas escolhas individuais de cada indivíduo, permitindo-o fazer uso dos serviços oferecidos pelo Estado. Ao oferecer informações com dificuldades de assimilação, a comunicação pública fortalece a exclusão social, ao criar uma barreira comunicacional, uma vez que a informação não é compreendida por parte da população. Nesse cenário, considerando tal disfunção, o Governo do Estado do Ceará, no início de 2019, lançou o Laboratório de Inovação e Dados (Íris), que tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado, sendo um dos atributos, a aplicação das técnicas de Linguagem Simples. Este pré- projeto pretende identificar e analisar as transformações nas comunicações de determinados órgãos públicos cearenses ao aplicar as técnicas de Linguagem Simples, a partir das experiências do Laboratório Íris. Em seguida, fazer um breve resgate bibliográfico do movimento da Linguagem Simples no âmbito nacional e internacional; mapear legislações, normativos e diretrizes existentes no Ceará que trazem orientações de como a linguagem pública deve ser utilizada; e examinar os casos do edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria de Cultura (SECULT), do Plantão Coronavírus, da Secretaria de Saúde (SESA) e do Programa de Inovação Jurídica.
Situação: Em andamento;
Natureza: Dissertação de Mestrado;
Integrante: Mariana Lima Ceppi
Como a mídia esportiva nacional impacta na formação da identidade futebolística no Nordeste
Descrição: Este projeto pretende analisar a visibilidade dos times nordestinos nos programas esportivos de canal fechado nacionais, a partir da contagem do tempo de exibição de cada clube foi exposto na mídia, buscarei entender no que isso impacta na equidade esportiva e na identidade do torcedor nordestino. A partir da análise dos números apresentados, trazer um paralelo entre as equipes locais e as do sul e sudeste. Busco avaliar se as mídias tradicionais esportivas são de fato nacionais e descobrir se elas contribuem para o distanciamento da identidade do torcedor regional.
Situação: Em andamento;
Natureza: Trabalho de Conclusão de Curso;
Integrante: Lucas Machado Viana