Projeto de Extensão
Divulgação científica através de plataformas online: traduzindo o conhecimento acadêmico da Comunicação para o público amplo
Apresentação | |
Esse projeto de extensão formaliza a atividade extensionista que vem sendo desenvolvida por discentes no contexto de disciplinas ministradas pelo coordenador desse projeto desde 2018. No caso, trata-se de reconhecer as edições supervisionadas de verbetes na Wikipédia e a produção de vídeos de divulgação científica publicados em plataformas online de divulgação como atividades de extensão ligadas ao ensino de Teorias da Comunicação, da Comunicação Política e do Jornalismo. Mais especificamente, esse projeto de extensão institucionaliza uma prática de ensino-aprendizagem que se converte em produtos de divulgação científica e que, portanto, alcança um público externo ao Gruppocom e à UFC. No caso, a metrificação do público atingido até agora é de difícil mensuração, pois os verbetes da Wikipédia não possuem esse tipo de dado. Contudo, as dezenas de produtos audiovisuais de divulgação científica produzidas ou traduzidas pelos discentes envolvidos já atingiram mais de 10 mil visualizações no Youtube. Abaixo se encontram as listas de produções: (1) Lista com produções originais: https://www.youtube.com/watch?v=xDUqY2UeP4Q&list=PLYjwp2IrSQKhWL57ElXO2LQq5NyyClS80 (2) Lista com traduções: https://www.youtube.com/watch?v=8SPoFuigB2M&list=PLYjwp2IrSQKj-WdMR7JmJ0L1SeJm9se8Z (3) Lista com (algumas) edições de verbete Jornalismo Ativo e Jornalismo Advocatício Mauro Wolf (verbete criado pelo projeto) Mídias Sociais como Fontes de Notícias
Justificativa Ao propor aproveitar o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de Teorias da Comunicação para se produzir materiais de divulgação científica relacionados ao tema, temos diversos benefícios que integram num só processo as distintas dimensões da vida universitária. Isso porque a confecção supervisionada de produtos de divulgação científica tem como consequência o engajamento dos discentes em atividades que se voltam não apenas ao seu aprendizado individual, mas para o exercício prático da comunicação social, que é a formação fundamental que os discentes de Jornalismo e de outros cursos do Instituto de Cultura e Arte almejam dominar ao final da graduação. Há, com isso, a percepção de que o produto gerado ao final das disciplinas que aderirem a este projeto servirá não apenas para demonstrar competência de conhecimento acadêmico no âmbito das Teorias da Comunicação, mas implica em gerar competências comunicacionais que irão integrar o ensino a uma realidade próxima da futura prática profissional dos discentes. Ademais, os ganhos se voltam também ao público externo da universidade, o qual pode tem se valido dessas produções para tornar o conhecimento científico mais integrado à cultura pública. Isso ajuda a disseminar a contribuição que a UFC gera para a comunidade não apenas local, mas também para toda pessoa interessada em obter conhecimento sobre Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Objetivo Geral Oficinas e divulgação do 1o Prêmio Gruppocom de Divulgação Científica: |