Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM

Área do conteúdo

Projeto de Extensão


Divulgação científica através de plataformas online: traduzindo o conhecimento acadêmico da Comunicação para o público amplo

Apresentação

Esse projeto de extensão formaliza a atividade extensionista que vem sendo desenvolvida por discentes no contexto de disciplinas ministradas pelo coordenador desse projeto desde 2018. No caso, trata-se de reconhecer as edições supervisionadas de verbetes na Wikipédia e a produção de vídeos de divulgação científica publicados em plataformas online de divulgação como atividades de extensão ligadas ao ensino de Teorias da Comunicação, da Comunicação Política e do Jornalismo. Mais especificamente, esse projeto de extensão institucionaliza uma prática de ensino-aprendizagem que se converte em produtos de divulgação científica e que, portanto, alcança um público externo ao Gruppocom e à UFC.

No caso, a metrificação do público atingido até agora é de difícil mensuração, pois os verbetes da Wikipédia não possuem esse tipo de dado. Contudo, as dezenas de produtos audiovisuais de divulgação científica produzidas ou traduzidas pelos discentes envolvidos já atingiram mais de 10 mil visualizações no Youtube. Abaixo se encontram as listas de produções:

(1) Lista com produções originais:

https://www.youtube.com/watch?v=xDUqY2UeP4Q&list=PLYjwp2IrSQKhWL57ElXO2LQq5NyyClS80

(2) Lista com traduções:

https://www.youtube.com/watch?v=8SPoFuigB2M&list=PLYjwp2IrSQKj-WdMR7JmJ0L1SeJm9se8Z

(3) Lista com (algumas) edições de verbete

Caráter Ativo (no Jornalismo)

Credibilidade (jornalística) 

Democracia Virtual

Esfera Pública

Gatekeeping

Interseccionalidade

Jornalismo Ativo e Jornalismo Advocatício

Jornalismo Cívico

Quarto Poder

Mauro Wolf (verbete criado pelo projeto)

Mídias Sociais como Fontes de Notícias

Paralelismo Político

Teoria do Agendamento

 

Justificativa

Ao propor aproveitar o processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de Teorias da Comunicação para se produzir materiais de divulgação científica relacionados ao tema, temos diversos benefícios que integram num só processo as distintas dimensões da vida universitária. Isso porque a confecção supervisionada de produtos de divulgação científica tem como consequência o engajamento dos discentes em atividades que se voltam não apenas ao seu aprendizado individual, mas para o exercício prático da comunicação social, que é a formação fundamental que os discentes de Jornalismo e de outros cursos do Instituto de Cultura e Arte almejam dominar ao final da graduação.

Há, com isso, a percepção de que o produto gerado ao final das disciplinas que aderirem a este projeto servirá não apenas para demonstrar competência de conhecimento acadêmico no âmbito das Teorias da Comunicação, mas implica em gerar competências comunicacionais que irão integrar o ensino a uma realidade próxima da futura prática profissional dos discentes.

Ademais, os ganhos se voltam também ao público externo da universidade, o qual pode tem se valido dessas produções para tornar o conhecimento científico mais integrado à cultura pública. Isso ajuda a disseminar a contribuição que a UFC gera para a comunidade não apenas local, mas também para toda pessoa interessada em obter conhecimento sobre Teorias da Comunicação e do Jornalismo.

Objetivo Geral
Viabilizar, no contexto de disciplinas (obrigatórias ou optativas) ofertadas pelo Curso de Jornalismo ou pelo ICA (Instituto de Cultura e Arte), a produção por parte de discentes (mas supervisionada pela equipe docente) de materiais de divulgação científica do campo da Comunicação e tornar esses materiais amplamente acessíveis através de plataformas online de comunicação (exemplos: wikipedia, spotify, youtube, twitter, facebook etc.).

Oficinas e divulgação do 1o Prêmio Gruppocom de Divulgação Científica:

https://youtu.be/O2TIOEIO2ik

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo