Publicações
2024
Gruppocom e Instituto Democracia em Xeque firmam parceria e analisam a visibilidade eleitoral, no TikTok, dos candidatos à prefeitura de Fortaleza
O monitoramento das redes dos candidatos às Eleições Municipais 2024 foi distribuído em 5 relatórios.
O Gruppocom e o Instituto Democracia em Xeque realizaram uma parceria com o objetivo de monitorar o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no TikTok. O monitoramento se deu através de 5 relatórios, com dados apurados entre os dias 16 de agosto a 28 de outubro de 2024.
Observe alguns dos destaques:
- Violência política e denúncia de Deepfake marcam reta final do 2o turno;
- André Fernandes (PL) apareceu como um dos protagonistas da visibilidade eleitoral no TikTok a nível nacional;
- A dancinha e o humor disputaram a cena com a campanha negativa;
- Campanha do 2o turno de Fortaleza foi marcada pela alusão às torcidas de futebol dos principais times do Estado
Os Hubs Regionais é um projeto que une uma rede de grupos de pesquisas localizados em diversas regiões do Brasil dedicado a monitorar campanhas de desinformação e a construção de narrativas nocivas sobre eleições e questões climáticas nas plataformas digitais.
Visibilidade eleitoral dos candidatos de Fortaleza
Para a análise, foi utilizada uma análise de conteúdo para identificar desinformação, discurso de ódio, extremismo político violento, questionamento da legitimidade do processo eleitoral, ataque às instituições e discussões de pautas ambientais.
O levantamento aponta André Fernandes como líder de visibilidade eleitoral, com 18 milhões de visualizações em um dos períodos de análise. Com um conteúdo predominantemente pautado em danças e jingles, André utilizou-se de aliados como Nikolas Ferreira para alavancar sua visibilidade. A análise revela, a partir do segundo turno, uma campanha marcada por referências ao futebol, com ambos os candidatos, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), optando por jingles que se dirigem às torcidas dos times locais. Além disso, a violência política e a desinformação nas postagens tiveram destaque na reta final do segundo turno.
VOCÊ PODE CONFERIR TODOS OS RELATÓRIOS CLICANDO AQUI
LINK: https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Livro-II-ComPublica-debates.pdf
DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.45022
2023
LINK: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/66944
LINK: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10064
DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91885
URL: https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/article/view/43773
URL: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0601_2023_A01/
2022
URL: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/747
URL: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15938/13094
URL: https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_6
2021
URL: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/115/173
URL: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1453/1394
URL: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6542
URL: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/511
2020
DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1821
2019
DOI: https://doi.org/10.1177/1461444818797610
2018
DOI: https://doi.org/10.1177/1464884916680372
DOI: https://doi.org/10.1590/1678-987318266602
URL: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/8549
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384
2017
DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1168469
DOI: http://doi.org/10.16997/jdd.274