Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM

Área do conteúdo

Publicações

2024

Gruppocom e Instituto Democracia em Xeque firmam parceria e analisam a visibilidade eleitoral, no TikTok, dos candidatos à prefeitura de Fortaleza

O monitoramento das redes dos candidatos às Eleições Municipais 2024 foi distribuído em 5 relatórios.

O Gruppocom e o Instituto Democracia em Xeque realizaram uma parceria com o objetivo de monitorar o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no TikTok. O monitoramento se deu através de 5 relatórios, com dados apurados entre os dias 16 de agosto a 28 de outubro de 2024. 

 

Observe alguns dos destaques:

  • Violência política e denúncia de Deepfake marcam reta final do 2o turno; 
  • André Fernandes (PL) apareceu como um dos protagonistas da visibilidade eleitoral no TikTok a nível nacional;
  • A dancinha e o humor  disputaram a cena com a campanha negativa;
  • Campanha do 2o turno de Fortaleza foi marcada pela alusão às torcidas de futebol dos principais times do Estado

 

Os Hubs Regionais é um projeto que une uma rede de grupos de pesquisas localizados em diversas regiões do Brasil dedicado a monitorar campanhas de desinformação e a construção de narrativas nocivas sobre eleições e questões climáticas nas plataformas digitais.

 

Visibilidade eleitoral dos candidatos de Fortaleza

Para a análise, foi utilizada uma análise de conteúdo para identificar desinformação, discurso de ódio, extremismo político violento, questionamento da legitimidade do processo eleitoral, ataque às instituições e discussões de pautas ambientais.

O levantamento aponta André Fernandes como líder de visibilidade eleitoral, com 18 milhões de visualizações em um dos períodos de análise. Com um conteúdo predominantemente pautado em danças e jingles, André utilizou-se de aliados como Nikolas Ferreira para alavancar sua visibilidade. A análise revela, a partir do segundo turno, uma campanha marcada por referências ao futebol, com ambos os candidatos, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), optando por jingles que se dirigem  às torcidas dos times locais. Além disso, a violência política e a desinformação nas postagens tiveram destaque na reta final do segundo turno. 

VOCÊ PODE CONFERIR TODOS OS RELATÓRIOS CLICANDO AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LINK: https://brazilianpoliticalsciencereview.org/article/is-the-public-sphere-still-alive-longitudinal-analysis-of-climate-change-issue-attention-across-newspapers-and-social-media-platforms-2014-2022/

LINK: https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Livro-II-ComPublica-debates.pdf

Publicação na Lumina

DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.45022

2023

LINK: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/66944

LINK: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10064

 

DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91885

URL: https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/article/view/43773

URL: https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0601_2023_A01/

2022

URL: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/747

URL: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15938/13094

URL: https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_6

2021

URL: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/115/173

 

URL: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1453/1394

Manual de Análise de Conteúdo Categorial - por Sampaio, R & Lycarião, D

URL: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6542

APURAÇÃO COMFERRAMENTAS DE TRANSPARÊNCIA: Cinco obstáculos na mediação jornalística da informação pública

URL: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/511

2020

DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1821

2019

The virtuous cycle of news sharing on Facebook

DOI: https://doi.org/10.1177/1461444818797610

2018

DOI: https://doi.org/10.1177/1464884916680372

 

DOI: https://doi.org/10.1590/1678-987318266602

 

URL: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/8549

DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384

2017

DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1168469

 

DOI: http://doi.org/10.16997/jdd.274

2016

URL: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/882/782

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo