Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM

Área do conteúdo

Relatórios

Gruppocom e Instituto Democracia em Xeque firmam parceria e analisam a visibilidade eleitoral, no TikTok, dos candidatos à prefeitura de Fortaleza

O monitoramento das redes dos candidatos às Eleições Municipais 2024 foi distribuído em 5 relatórios.

 O Gruppocom e o Instituto Democracia em Xeque realizaram uma parceria com o objetivo de monitorar o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza no TikTok. O monitoramento se deu através de 5 relatórios, com dados apurados entre os dias 16 de agosto a 28 de outubro de 2024. 

 

Observe alguns dos destaques:

  • Violência política e denúncia de Deepfake marcam reta final do 2o turno; 
  • André Fernandes (PL) apareceu como um dos protagonistas da visibilidade eleitoral no TikTok a nível nacional;
  • A dancinha e o humor  disputaram a cena com a campanha negativa;
  • Campanha do 2o turno de Fortaleza foi marcada pela alusão às torcidas de futebol dos principais times do Estado

 

Os Hubs Regionais é um projeto que une uma rede de grupos de pesquisas localizados em diversas regiões do Brasil dedicado a monitorar campanhas de desinformação e a construção de narrativas nocivas sobre eleições e questões climáticas nas plataformas digitais.

 

Visibilidade eleitoral dos candidatos de Fortaleza

Para a análise, foi utilizada uma análise de conteúdo para identificar desinformação, discurso de ódio, extremismo político violento, questionamento da legitimidade do processo eleitoral, ataque às instituições e discussões de pautas ambientais.

O levantamento aponta André Fernandes como líder de visibilidade eleitoral, com 18 milhões de visualizações em um dos períodos de análise. Com um conteúdo predominantemente pautado em danças e jingles, André utilizou-se de aliados como Nikolas Ferreira para alavancar sua visibilidade. A análise revela, a partir do segundo turno, uma campanha marcada por referências ao futebol, com ambos os candidatos, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), optando por jingles que se dirigem  às torcidas dos times locais. Além disso, a violência política e a desinformação nas postagens tiveram destaque na reta final do segundo turno. 

Relatórios para o Democracia em Xeque, projeto Hub Regionais – Eleições Municipais 2024

1° Relatório – PDF

2° Relatório – PDF

3° Relatório – PDF

4° Relatório – PDF

5° Relatório – PDF

MAIS INFORMAÇÕES

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo