gov.br

Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM

Defesa da dissertação “Notícia boa é notícia ruim?”

Data de publicação: 19 de julho de 2021. Categoria: Banca, Compartilhamento de notícias, Dissertação, Mestrado

No dia 19 de julho, segunda-feira, a mestranda e integrante do Gruppocom, Ana Beatriz Leite de Souza, defende a sua dissertação “Notícia boa é notícia ruim? – Critérios de noticiabilidade no compartilhamento de notícias em três países”, às 14:30.

A banca será composta pela Profa. Michele Goulart Massuchin (UFPR), Marcelo Alves dos Santos Júnior (UFF) e pelo Professor e Coordenador do PPGCOM/UFC, Prof. Edgard Patrício.  Abaixo, o resumo do trabalho:

RESUMO:

As redes sociais têm desempenhado um papel de crescente importância no fluxo de notícias. Em meio a diversos produtores de conteúdo e à mediação algorítmica, o fluxo nessas plataformas é potencializado por usuários comuns, que compartilham conteúdos jornalísticos através de seus perfis pessoais. Com base na teoria da noticiabilidade, surge uma gama de pesquisas acerca dos critérios que podem ajudar a prever os padrões de compartilhamento do público, isto é, os critérios de compartilhabilidade (TRILLING; TOLOCHKO; BURSCHER, 2017), e de que forma eles se manifestam em diferentes contextos. Esta pesquisa de mestrado investiga os efeitos dos critérios de noticiabilidade no compartilhamento de notícias no Facebook, em uma perspectiva comparativa entre Brasil, Estados Unidos e Canadá, países com diferentes níveis de estabilidade política. Para este fim, realizamos uma análise de conteúdo das notícias publicadas no Facebook, durante uma semana contínua de 2016 (n=1658), pelos dois veículos com maior número de seguidores de cada país. Eles são G1 e Veja (Brasil), Fox News e The New York Times (EUA), Global News e CBC News (Canadá). A partir da concepção de noticiabilidade de Eilders (2006) e do Estado da Arte traçado a partir das pesquisas empíricas sobre este fenômeno publicadas nas últimas duas décadas, levantamos seis hipóteses acerca dos efeitos dos critérios de sucesso, dano, controvérsia/conflito, influência, proeminência e proximidade nos compartilhamentos, e das diferenças esperadas entre os países. A principal diferença nos padrões de compartilhamentos dos países foi relativa ao critério de controvérsia/conflito, correspondendo ao contexto que vivia cada país no período da amostra. A principal semelhança foi relativa ao critério de dano, ou seja, às notícias negativas. Ele apresentou o efeito mais estável e com maior significância estatística, sugerindo a relevância deste tipo de notícia também no engajamento online do público.