Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação – GRUPPOCOM

Área do conteúdo

Gruppocom é contemplado por edital da Funcap de apoio a projetos de pesquisa 

Data da publicação: 1 de dezembro de 2021 Categoria: Gruppocom Tags: , ,

O Gruppocom (Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) foi um dos 57 grupos de pesquisa contemplados com o Edital No 7 de 2021 da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), voltado a apoiar grupos de pesquisa, no Estado do Ceará, pelos próximos dois anos. A Funcap anunciou, na última quarta (1o de dez), o resultado do processo de avaliação. Segundo a Fundação, foram “aprovadas 57 propostas de um total de 327 que passaram a fase de pré-qualificação”. 

O projeto do Gruppocom contemplado pelo edital tem por título “Comunicação Política em Perspectiva: mudanças climáticas e discursivas de um mundo em (des)globalização”. O seu objetivo principal é investigar, a partir de dados massivos (big data), como problemas de interesse comum e que são alvos de consenso científico vêm sendo processados discursivamente em diferentes momentos e arenas discursivas (plataformas de redes sociais, portais jornalísticos e arenas formais de deliberação). Com isso, o projeto visa responder à seguinte pergunta norteadora: como a plataformização da comunicação e as transformações na cultura política têm impactado o debate público em torno de problemas de interesse comum, alvos de consenso científico?” O problema e tópico central da investigação se dará em torno do tema das mudanças climáticas. 

O projeto se insere no contexto de uma colaboração acadêmica internacional liderada pela Profa. Barbara Pfetsch e conta com pesquisadoras da Universidade Livre de Berlim, da Universidade de Viena, da Universidade de Jerusalém e da Universidade de Northeastern. Essa colaboração se dá através do projeto guarda-chuva “Raumkonflikte und Klimagerechtigkeit in sozialen Medien (Espaços de conflito e justiça climática nas mídias sociais)”, financiado pelo DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft), da Alemanha.

Acessar Ir para o topo